Faber-Castell Cosmetics comemora 45 anos no Brasil como fornecedor chave das maiores marcas de beleza 

In BELEZA

A divisão B2B da empresa que fabrica produtos cosméticos para as grandes marcas do setor, se destaca entre as três unidades mundiais do grupo, reconhecido tradicionalmente por sua atuação no mercado de papelaria 

A jornada da Faber-Castell no universo da beleza começou na Alemanha em 1890, quando a marca lançou os revolucionários “A.W. Faber’s Eyebrow”, os pioneiros lápis de sobrancelhas para mulheres. Já na década de 1930, a empresa expandiu sua fabricação de produtos para lábios e unhas. No entanto, o verdadeiro divisor de águas ocorreu há 45 anos – com a criação de uma divisão especifica voltada para o setor, a Faber-Castell Cosméticos, destacando-se por sua produção pioneira de lápis de maquiagem para a indústria cosmética. Atualmente, a companhia é a única empresa no país que fabrica lápis de madeira de reflorestamento destinados ao segmento B2B de beleza, além de máscara para cílios, delineadores líquidos, batons, sombras e outros itens. Atualmente, a divisão cosmética da Faber-Castell tem unidades estratégicas e fábricas no Brasil, Alemanha e Estados Unidos.
 

“Nossa unidade foi criada para fabricar um lápis de olho para nosso primeiro cliente que foi a Avon e que segue até hoje, e temos outras grandes parcerias com o Grupo Boticário há 23 anos e há 22 anos com Natura&Co., e sempre estamos ampliando nossa carteira de clientes e preparados para atender a marcas novas que surgem a todo momento”, declara Ivonne Ascher, diretora da Faber-Castell Cosmetics Brasil.
 

Nos dias de hoje, a empresa no Brasil opera com um laboratório dedicado, desenvolvendo fórmulas sob medida para atender às especificidades de cada cliente e projeto. Além da constante otimização de nossas fórmulas existentes, o foco na inovação leva à criação de novos produtos e propostas, influenciados por análises aprofundadas das tendências da moda e das paletas de cores do mercado nacional e internacional.
 

Um dos estudos, inclusive, resultou no lançamento mais atual da empresa, uma coleção de cosméticos com ingredientes upcycled do país, a Up Sense. Para esta linha é utilizado o reaproveitamento sustentável de resíduos da indústria alimentícia, o que permite produzir lápis para olhos, lábios e sobrancelhas a partir de itens como cera de arroz, fibra da cana de açúcar, fibra de maçã e resina vegetal de reflorestamento (biosilica), reduzindo assim o descarte desses materiais no meio ambiente e as etapas de processamento industrial necessárias para a produção dos cosméticos. Além disso, os produtos são formulados com mais de 90% de ingredientes de origem natural, sendo então veganos, cruelty-free (não são testados em animais) e certificados pelos órgãos reguladores.
 

Outro exemplo da atuação sustentável da Faber-Castell Cosmetics, foi na recente parceria com a Suzano que resultou em uma solução inovadora e sustentável na indústria de cosméticos com o desenvolvimento de uma tampa livre de plástico, a primeira a ser lançada no Brasil. Além disso, todos os lápis de maquiagem da Faber-Castell Cosmetics são produzidos com madeira de reflorestamento certificada.

Sobre a Faber-Castell 

Fundada em 1761, na Alemanha, a Faber-Castell é líder mundial na produção de EcoLápis – lápis fabricado a partir de madeira de reflorestamento. O Brasil, onde está presente desde 1930, representa a maior operação mundial da companhia, que mantém três fábricas locais e o equivalente a 11 mil campos de futebol de florestas cultivadas no país, que garantem matéria-prima para até 2 bilhões de lápis produzidos por ano. O que reforça a atuação transparente e sustentável da empresa nos aspectos social, ambiental e econômico.
 

Com produtos distribuídos em milhares de pontos de vendas do varejo no Brasil e exportação para mais de 20 países, a Faber-Castell Brasil se destaca pela combinação única da tradição e qualidade de seus produtos e serviços, que há décadas servem como ferramentas para despertar a criatividade na vida das pessoas. A empresa mantém um vasto portfólio de instrumentos de escrita escolares, artísticos e profissionais incluindo: EcoLápis de cor e grafite, canetinhas hidrográficas, canetas esferográficas, apontadores, borrachas, lapiseiras, kits criativos, além de uma linha de luxo. Por meio da área de Inovação e Novos Negócios no país, a companhia também tem expandido sua atuação e buscado novas formas de incentivar a criatividade dos brasileiros, a partir de iniciativas como o Programa de Aprendizagem Criativa nas escolas e os investimentos em startups com foco em educação, a partir da área de Corporate Ventures Capital.
 

Há 45 anos a divisão de Cosméticos da Faber-Castell é terceirista global na fabricação de maquiagem para olhos, lábios e face para marcas do mercado B2B, oferecendo produtos inovadores e sustentáveis com reconhecimentos dos principais clientes. Conta com 3 unidades produtivas, no Brasil, Alemanha e Estados Unidos.

Atendimento de imprensa | Faber-Castell 

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