Projeto criado pela W7M Esports junto a Serpro, fecha ciclo com resultados históricos e impacto direto no cenário inclusivo
O Hub Serpro, iniciativa da W7M, uma das organizações mais tradicionais de esports do Brasil, junto ao Serpro, encerrou sua temporada com números que comprovam o impacto da ação: o Hub se tornou um divisor de águas no cenário inclusivo dos esports brasileiros. Com mais de 290 jogadoras impactadas, 1.157 partidas disputadas e 203 horas de mentorias realizadas, o Hub não apenas movimentou os cenários de Rainbow Six Siege e League of Legends, como também redefiniu a presença feminina nos jogos competitivos.
Lançado em 2024 e focado no cenário de Rainbow Six Siege, o projeto teve como premissa criar um ambiente seguro, competitivo e estruturado para mulheres e minorias de gênero se desenvolverem nos eSports. Com mentorias práticas e teóricas com atletas profissionais, premiações em dinheiro e reconhecimento oficial da Ubisoft. A própria equipe profissional da W7M passou pelo Hub Serpro antes de se tornar a line oficial, o que demonstra a solidez e a importância da iniciativa no desenvolvimento de talentos.
“Fechar essa temporada com quase 300 mulheres jogando, treinando e vencendo dentro de um ambiente que foi pensado para elas, é mais do que um resultado. É um marco. Um sinal de que estamos abrindo portas reais para a mudança no cenário competitivo”, celebra Loyanne Salles, Superintendente de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social do Serpro.
Crescimento feminino nos games reflete transformação no cenário competitivo
O impacto do Hub Serpro ocorre em um momento de significativa mudança no perfil dos jogadores no Brasil. De acordo com a Pesquisa Game Brasil 2025, as mulheres representam 53,2% do público consumidor de jogos digitais, superando os homens pela primeira vez. Esse aumento reflete não apenas o crescimento do público feminino casual, mas também a ascensão de mulheres no cenário competitivo dos eSports.
“O Hub Serpro não apenas oferece estrutura e oportunidades, mas também inspira confiança nas jogadoras para que elas possam se destacar em um ambiente historicamente dominado por homens. Estamos testemunhando uma transformação cultural no universo dos games, e é gratificante ter a W7M fazendo parte dessa mudança”, afirma Felipe Funari, CEO da W7M Esports.
Apenas no Rainbow Six, o projeto distribuiu mais de R$150 mil em premiações, fortaleceu a comunidade e garantiu que 99% das jogadoras do Circuito Feminino 2025 tivessem passado pelo Hub. Já no League of Legends, mais de R$24 mil em premiações foram oferecidos ao longo de três meses, além de filas ranqueadas por nível (elo) e desafios simulados para ambientar as jogadoras ao cenário profissional.
A equipe profissional da W7M conta com total apoio do Serpro e carrega o nome da empresa em sua identidade. Essa parceria fortalece ainda mais o compromisso de ambas as instituições com a inclusão e o desenvolvimento do cenário feminino nos esports.
“O Hub Serpro provou que o talento está aí, só precisa de espaço, apoio e visibilidade. O que construímos aqui é uma estrutura que empodera e desenvolve. É um novo padrão para o eSports inclusivo no Brasil”, reforça Funari.
Mais do que uma série de torneios, o Hub Serpro representou uma nova lógica para o desenvolvimento de talentos nos games: comunidade, aprendizado e segurança como base para alta performance.
O fechamento da temporada marca, sim, um fim. Mas também abre espaço para o que vem a seguir: um cenário onde a diversidade é mais do que pauta, é prática. E onde quase 300 mulheres já provaram que vieram para ficar.
Para saber mais sobre a W7M e suas novidades, siga a organização em suas redes sociais: Instagram, X (antigo twitter), YouTube e TikTok.
Sobre a W7M
A W7M esports é a divisão de eSports da W7M investments Group. Fundada em 2017 pelos empresários Felipe Funari e Rafael Pompeo, a organização tem como objetivo o compromisso em inovar no setor competitivo, dentro e fora dos jogos. Além disso, a organização também conta com um forte empenho em cultura e educação, com um setor voltado para o fomento e projetos de formação de jovens.
Sobre o Serpro
O Serpro é a Empresa Nacional de Inteligência em Governo Digital e Tecnologia da Informação, focada em soluções para a transformação e inclusão digital no Brasil. Além de suas operações no setor de TI, o Serpro tem se destacado ao expandir seu apoio ao cenário de e-sports, patrocinando iniciativas inclusivas e voltadas ao desenvolvimento de novos talentos. Como um dos principais parceiros do projeto HUB Serpro, a empresa investe em ações que promovem diversidade e igualdade de oportunidades no ambiente competitivo, contribuindo para um cenário de maior equidade e inovação no universo gamer.