A atriz publicou fotos com manchas em seu braço simulando uma crise de Urticária Crônica Espontânea para alertar sobre a doença que atinge 1,4 milhão de brasileiros, principalmente mulheres.
A atriz Deborah Secco foi escolhida para ser a embaixadora da campanha de Conscientização da Urticária Crônica Espontânea (UCE) para levar ao maior número de brasileiros atenção a uma doença que aflige mais de 1 milhão de pessoas no País e que tem destaque no mês de outubro por conta do Dia Mundial da Urticária – um marco mundial para a sua conscientização.
A ação foi realizada com uma postagem da atriz em suas mídias sociais em que aparecia com manchas avermelhadas na pele, simulando o surgimento espontâneo das manchas e da coceira, sintomas comuns dessa doença. Imagine se uma atriz de um dia para o outro acorda assim e precisa cancelar todos os seus compromissos profissionais por conta da coceira? E imagine que essa coceira volte a acontecer nos dias seguintes e permaneça assim por anos? Assim é o dia a dia de quem vive com Urticária Crônica Espontânea, um tipo de urticária que surge sem um gatilho externo (por ser uma doença autoimune, ou seja, causada pelo próprio corpo)) e que pode levar a uma qualidade de vida pior que a de pacientes com hanseníase (conhecida popularmente como “lepra”) e psoríase1. Ela é caracterizada com lesões avermelhadas que formam placas elevadas na pele (urticas) e coçam a ponto de a pessoa não conseguir manter suas atividades diárias, como trabalhar, estudar ou até mesmo dormir. A UCE muitas vezes também se manifesta com inchaço dolorido em partes do corpo (angioedemas), que podem ou não ser acompanhados da coceira2. Além do post da Deborah Secco, desvendada aos internautas no Dia Mundial da Urticária (1/10), também foram realizadas ações de rua em 10 cidades, oferecendo mais informações sobre a doença para a população. Referências 1 Silvares MR, Fortes MR, Miot HA. Quality of life in chronic urticaria: a survey at a public university outpatient clinic, Botucatu (Brazil). Rev Assoc Med Bras (1992). 2011 Sep-Oct;57(5):577-82 2 – Maurer M, Weller K, Bindslev-Jensen C et al. Unmet clinical needs in chronic spontaneous urticaria. A GA²LEN task force report. Allergy. 2011 Mar;66(3):317-30 |
|
|