Seja Bem Vindo - 11/11/2025 23:08

Cirurgia plástica no verão. Pode?

O calorão da estação atual gera impeditivos para quem gostaria de mexer no visual nesta época do ano? Cirurgiã deixa recomendações

É mais comum que as pessoas que buscam cirurgias plásticas pretendam estar totalmente recuperadas nos meses do verão, em que as roupas leves permitam desfrutar e desfilar o resultado obtido. Por outro lado, há quem só possa parar para procedimentos desse tipo nessa época do ano. A dúvida que fica é se há contraindicações devido às altas temperaturas do período.

Dra. Larissa Sumodjo, cirurgiã plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) não vê nenhum impeditivo, desde que sejam consideradas as peculiaridades que a estação exige. “Não existe uma restrição, mas os cuidados específicos dependerão da área operada, do potencial para inchaço e da localização e extensão das cicatrizes”, explica a médica, adicionando: “Pode ser necessário o uso de cintas compressivas e restrição em relação à exposição solar, por exemplo”.

Ela pondera sobre a questão dos inchaços, que tendem a ser maiores nos dias quentes. “Mas esses quadros podem ser amenizados fazendo o repouso adequado, drenagens linfáticas e permanecendo em ambientes mais frescos”, sugere a Dra. Larissa.

Apesar do favorecimento de inchaços, a médica interpreta que hoje há muitos recursos para driblar o calor. “Os aparelhos de ar condicionado estão muito mais frequentes em nossas vidas hoje. Isso permite que cada pessoa faça sua cirurgia no momento do ano mais conveniente para o seu planejamento”, avalia.

A cirurgiã avisa que o segredo da recuperação nesses casos é intensificar a hidratação. “Recomenda-se tomar 40 ml de água por kg de peso em 24h. Associando a isso o controle de temperatura do ambiente, é possível equalizar a recuperação”, diz Dra. Larissa. No contraponto, ela reconhece que o uso das cintas e acessórios pode trazer desconforto em relação à temperatura.

Pré e Pós-Cirúrgico

Uma boa conversa com o cirurgião é o primeiro passo para planejar bem os caminhos da operação. “Pondere os benefícios, o resultado esperado, a sua expectativa e os riscos. Avalie as recomendações e restrições quanto ao pós-operatório, suas atividades e compromissos do dia a dia de trabalho, lazer e estudo e avalie possíveis programações de viagens e férias”, elenca a Dra. Larissa.

Identifique onde você está e aonde quer chegar. A cirurgia plástica é uma grande aliada para grandes transformações܂Expectativas ajustadas e orientações explicadas, o próximo passo é a cirurgia. E, na sequência, a responsabilidade vem mais forte para o paciente: os cuidados pós-operatórios.

“Repouso adequado, drenagens, retornos e restrições devem ser seguidas. Se não for possível segui-las, deve-se reprogramar a cirurgia”, alerta Dra. Larissa, reconhecendo que tão importante quanto uma boa operação, é o cuidado nos dias e meses que se seguem a ela.

Sobre Dra Larissa Sumodjo

  • Médica granduada pela Universidade federal de São Paulo – UNIFESP/EPM (2006)
  • Residência médica em cirurgia geral – Universidade federal de São Paulo – UNIFESP/EPM (2007/2008)
  • Residência médica em cirurgia plástica – Universidade federal de São Paulo – UNIFESP/EPM (2009-2011)
  • Membro associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (desde 2012)
  • Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (desde 2014)
  • Chefe de equipe de reconstrução mamária do programa de filantropia do Hospital Sírio Libanês (2012 a 2018)
  • Médica de retaguarda de cirurgia plástica do Hospital Sírio Libanês (2019-2021)

Dra. Larissa Sumodjo Cirurgiã Plástica, pela SBCP

dralarissasumodjo

UPDATE COMUNICAÇÃO

VEJA MAIS